O que nos motivou a criar este site?

1) Atender ao pedido de nossos pacientes em trazer a tona a verdade não dita na reportagem que foi ao ar em programa dominical no dia 16 de julho de 2023;

2) Oferecer um espaço para dar voz aos pacientes que se sentiram desrespeitados pela reportagem;

3) Apresentar nota de repúdio e posicionamento oficial do Instituto Médico BTT e esclarecer as inverdades ditas na reportagem;

4) Trazer um conteúdo educativo sobre o tratamento de forma oficial para evitar a propagação de fake news.

Você sabe o que a reportagem escondeu?

A reportagem escondeu o relato das melhorias dos pacientes
Veja você mesmo as melhorias que foram relatadas pelos pacientes
Dércio e Renato e gravadas pela reportagem
Relato do paciente Renato
o relato de melhorias no equilíbrio, na voz e deglutição da saliva
e alimentação, foi omitido intencionalmente pela reportagem

Renato, paciente com Ataxia, aceitou fazer parte da reportagem com o objetivo de compartilhar sua experiência e poder ajudar e levar esperança a outros pacientes. Para sua surpresa, na edição final da reportagem publicada, o repórter escondeu seus verdadeiros relatos, tanto nessa entrevista que aconteceu 48 horas após o tratamento, bem como na entrevista realizada na residência do paciente cerca de 2 semanas após o tratamento, em que o paciente relatou ainda mais melhorias.

Relato do paciente Dércio
o relato de melhorias na marcha, na voz e na memória
foi omitido intencionalmente pela reportagem

Dércio, paciente com Parkinson, decidiu participar da reportagem pelo mesmo motivo de poder compartilhar seu relato e experiência. No final, Dércio e sua esposa se sentiram enganados pelo repórter, que escondeu seus verdadeiros relatos, tanto nessa entrevista que aconteceu 48 horas após o tratamento, bem como na entrevista realizada na residência do paciente, cerca de 2 semanas após o tratamento em que o paciente relatou ainda mais melhorias.

Posicionamento da paciente Ellen

Ellen, paciente com diagnóstico de Parkinson, também concedeu entrevista ao repórter com a ideia de compartilhar sua história. Infelizmente, não conseguimos gravar a entrevista concedida como fizemos no caso do Renato e Dércio. Porém, a paciente reagiu de forma imediata a reportagem publicando esse vídeo em suas redes sociais, em que exige respeito do repórter, que além de não publicar seu relato, tirou suas falas de contexto e colocou em dúvida a veracidade de seu relato.

Revolta dos pacientes nas mídias sociais

Inúmeros familiares e pacientes que melhoraram com o tratamento se sentiram desrespeitados e foram de forma espontânea às mídias sociais comentar o assunto

Previous slide
Next slide

Nota de repúdio oficial da reportagem
exibida sobre o tratamento

Leia a nossa nota de posicionamento e repúdio oficial para ter
conhecimento de todas as inverdades ditas no programa

O Instituto Médico BTT repudia e esclarece diversas inverdades exibidas na edição de 16 de julho de programa dominical de canal de TV brasileira. A matéria foi uma tentativa explícita de desmoralização, com viés opinativo, na qual foram descartadas e desconsideradas informações importantes prestadas pelo Instituto Médico BTT e dos seus pacientes que se submeteram ao tratamento de túnel térmico cerebral, na qual a equipe de reportagem do Fantástico foi convidada pelo próprio Dr. Marc Abreu a passar uma semana acompanhando dois tratamentos in loco na clínica localizada em Aventura, no estado da Flórida, nos EUA…

Assista alguns depoimentos de pacientes
que já passaram pelo tratamento

Todos os depoimentos foram enviados por pacientes reais que já passaram pelo tratamento, obtiveram melhoras e se sentiram desrespeitados pela reportagem

Afinal, o que levou o Instituto Médico BTT a participar da reportagem?

O Instituto Médico BTT abriu as portas e recebeu toda a equipe de reportagem com imenso respeito e hospitalidade.
1) A ideia principal foi ter a oportunidade de abrir o caminho do conhecimento para médicos brasileiros e convidá-los para um trabalho conjunto de tornar o tratamento conhecido e com valores mais acessíveis para a população brasileira.

2) Fazer apelo para a população brasileira não fazer sacrifícios financeiros, prejudicando sua saúde financeira, para fazer o tratamento nos Estados Unidos.

Sabe o que mais a reportagem escondeu?

O repórter tirou de contexto as falas do Dr Marc Abreu para sustentar o viés opinativo com o objetivo claro de desmoralizar o médico, bem como o tratamento. Veja a seguir:

Quando Dr Marc esclarece que o preço do tratamento é bastante acessível
para população dos EUA e faz apelo para população brasileira não fazer
sacrifícios econômicos para realizar o tratamento

O repórter pede para o Dr Marc deixar uma mensagem final para a audiência do programa. Dr Marc faz questão de esclarecer que o valor do tratamento citado na matéria, com tom sensacionalista e buscando relacionar a uma ideia de exploração, é bastante acessível para a população dos EUA, país que de fato a clínica atua. E que, apesar de saber dos resultados consistentes obtidos no tratamento, faz apelo aos brasileiros não fazerem sacrifícios econômicos para realizarem o tratamento nos EUA.

Quando Dr Marc comenta suas expectativas sobre a reportagem, na esperança que fosse um conteúdo informativo para outros colegas médicos

Dr Marc comenta sobre sua expectativa em relação a reportagem na esperança de informar e convidar outros colegas médicos a conhecerem melhor a tecnologia para, em conjunto, poderem levar o tratamento ao Brasil, o tornando mais acessível para a população brasileira.

Quando Dr Marc esclarece, deixa claro que não fala sobre cura e ainda explica  sobre as evidências apresentadas no caso do paciente que teve remissão total de câncer em estágio terminal

Apesar do repórter ter um viés claro na tentativa de desmoralizar o Dr Marc, sem mesmo ter lido de forma completa a documentação fornecida para a entrevista, Dr Marc procura elucidar de forma muito transparente o caso relatado em congresso médico escolhido, exatamente por ser especializado em tratamentos de hipertermia. Lança ainda um desafio ao oncologista citado pelo repórter, por sinal amigo pessoal do repórter, que foi consultado sem ao menos ter revisto a documentação do caso apresentado. 

O que você também encontrará neste site?

Este site, ainda em construção, será totalmente voltado para a população brasileira e em breve disponibilizará as seguintes informações:

  • Relatos de pacientes;
  • Informações técnicas sobre o tratamento;
  • Mitos e verdades sobre o tratamento;
  • Informações sobre a formação acadêmica do Dr Marc.
Rolar para cima